O QUE É A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

A aposentadoria por invalidez é um benefício pago ao trabalhador que está incapacitado de modo permanente de exercer a sua atividade profissional e que também não possa ser reabilitado em outra profissão. 

Para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa ter pelo menos 12 meses de carência e possuir qualidade de segurado na data de incapacidade. 

Como assim? Bom, a carência é considerado o tempo mínimo necessário que se deve estar pagando o INSS. Assim, neste caso, será necessário que o trabalhador tenha feito 12 contribuições ao INSS. Já a qualidade de segurado representa o período que você tem direito a pedir os benefícios da Previdência. Assim, cumprindo a carência, o trabalhador pode ser considerado como segurado pelo INSS. 

Vale lembrar que a aposentadoria é somente concedida após a avaliação de perícia médica do INSS. Além disso, de acordo com os artigos 42 e 47 da Lei nº 8.213/91, o benefício é pago enquanto persistir a invalidez e o segurado pode ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos.

Em 2018, as aposentadorias por invalidez totalizaram 3,4 milhões, de acordo com os dados do Instituto Fiscal Independente. Além disso, estima-se que o gasto total com esse tipo de aposentadoria foi de aproximadamente R$52 bilhões em 2018.

Fonte: Politize

Um comentário:

  1. Use this diet hack to drop 2 lb of fat in just 8 hours

    At least 160k men and women are using a simple and secret "water hack" to burn 2 lbs each and every night in their sleep.

    It's very simple and it works on everybody.

    Just follow these easy step:

    1) Hold a glass and fill it up with water half the way

    2) And then use this strange hack

    and you'll become 2 lbs lighter when you wake up!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Estamos a diposição nos contatos 83 3421-4075 e 83 9-9981-0302.

Janderson Figueiredo